Islândia – O melhor país do mundo?

 

Durante a nossa preparação para o intercâmbio em Dublin, ficávamos pensando em roteiros e em quais países poderíamos incluir no mochilão, ou em uma viagem de final de semana pela Europa. Os destinos mais populares sempre surgiam em mente, mas por algum motivo, um país me chamava mais a atenção do que outros.

Naquela época, sempre que eu buscava os pontos mais famosos e concorridos da Europa, os blogs de viagem me encaminhavam principalmente para Roma, Paris, Barcelona e Londres, até que um dia encontrei um post falando sobre uma tal Islândia. Hoje a Islândia já é mais famosa entre nós brasileiros, mas naquela época o globo repórter ainda não tinha pisado lá, e quando comecei a ver algumas fotos foi amor à primeira vista.

A Islândia é uma pequena ilha que fica entre a Europa e a Groelândia, o país tem quase 350 mil habitantes, sendo que 2/3 moram na capital e maior cidade, Reykjavík, já que boa parte do país foi afetada por erupções vulcânicas. A ilha já pertenceu à Noruega e à Dinamarca, mas hoje é independente. Existem algumas teorias de que o país foi inicialmente povoado por uma mistura de criminosos que foram expulsos da Irlanda, e por imigrantes de outros povos nórdicos. Desde sempre, grande parte da economia do país gira em torno da pesca e da exportação de peixes, inclusive, eles são responsáveis por pescar os peixes que depois se tornarão o bacalhau.

Mas porque a Islândia mexia com minha curiosidade e se tornava cada vez mais o lugar que eu mais queria visitar no mundo? Os motivos são vários! A Islândia é um dos países onde é possível ver a Aurora Boreal praticamente em qualquer mês do ano, ela tem diversas das mais bonitas cachoeiras do mundo, é a terra onde nasceram os gêiseres; existem cerca de 130 montanhas vulcânicas e de tempos em tempos algumas erupções, é um país com praias de areia preta, e de algumas geleiras. Quer mais? É possível fazer passeios para observação de baleias, tem piscinas naturais com água aquecida diretamente pelos vulcões, fica em cima de 2 placas tectônicas diferentes, e é possível visitar o lugar onde elas se separam. Com certeza tem muitas outras coisas que transformam o país em um lugar imperdível, mas aí eu precisaria ficar o dia inteiro escrevendo e você iria perder algumas horas nessa leitura.

Desde que “descobri” a Islândia, coloquei na minha cabeça que eu teria que visitá-la, inclusive fiquei mais de 1 ano com a tela de fundo do meu computador com uma foto de lá, sabe como dizem que a gente precisa visualizar os sonhos para realizar né? E não é que de tanto olhar aquela foto, o sonho se tornou realidade!

Até hoje ainda não acredito que fomos até lá, e cada vez que lembro do momento em que vimos a Aurora Boreal, penso como a natureza é surpreendente, sou suspeito para falar, mas a Islândia é um dos países mais incríveis do mundo!

Léo – Time Viajante Express

 

Você gostou? Compartilhe!

Leave Comment