O poder do intercâmbio

 

A decisão de ir morar fora do país é muito difícil, mas, uma vez tomada, muda a tua vida para sempre. Ir para Dublin foi a experiência mais maravilhosa que já tivemos. Você se depara com um mundo completamente novo, novas pessoas, novas ideias, novos costumes. E isso muda a gente. Quando você chega na cidade, dá aquele medo natural do desconhecido, mas, logo depois, você anda pelas ruas, faz amigos, estuda e trabalha. Aquela vira a sua vida, o seu universo todo. Você começa a pensar em trazer seus pais para te visitar e não em ir embora.

O aprendizado é completamente diferente lá, pois você vive aquilo vinte e quatro horas por dia; você aprende coisas novas o tempo todo, tanto sobre o idioma, quanto sobre a cultura do lugar em que você estiver morando. Isso tudo sem falar das outras cidades, regiões e países que você conhece, as opções são intermináveis. O dinheiro lá rende muito mais, as passagens de avião são super baratas (já compramos trechos pela Europa por 5,00 Euros!), os alimentos são acessíveis, os passeios, as roupas. Você sente a diferença na economia assim que chega lá.

Primeira foto do grupo no intercâmbio, na frente da nossa casa – Foto: Viajante Express


Outros fatores muito importantes para nós brasileiros são a segurança e infraestrutura. Nos principais países de intercâmbio (Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, Malta, Canadá…) esses quesitos são levados muito a sério. É comum você andar a pé, de bicicleta e transporte público. Tudo lá funciona, você fica até tarde nos parques, restaurantes, festas e cinemas e não precisa se preocupar como voltará para casa. As cidades costumam fazer noites culturais, festivais ao ar livre, tudo para unir a população, e muitas outras coisas que não são tão comuns por aqui.

As pessoas que você conhece te conectam com o mundo inteiro, são cidadãos locais, asiáticos, europeus, sul-americanos, africanos, centenas de rostos que lhe oferecerão uma aula gratuita sobre a cultura de seus países. Além, é claro, dos brasileiros que sempre cruzam o seu caminho, lembrando você de casa e aquecendo o seu coração, do jeitinho que só nós sabemos. As escolas são muito diferentes, são lugares que visam realmente o aprendizado e a formação de amizades, elas são o seu maior canal de conhecimento e troca de contatos.

Geralmente, como todos estão na mesma situação, existe uma sintonia maior e você certamente fará amizades que durarão bem mais que apenas o tempo do seu intercâmbio. Os lugares que você explora, cada um deles, transforma você. É tanta natureza, paisagens, museus, parques, símbolos turísticos. É tão diversificado que duvidamos que você não se apaixone por um lugar em especial.

Se estiver apreensivo sobre a moradia e o trabalho, nossa dica é: não fique, existem inúmeras alternativas e tipos de casas e apartamentos por lá. E morar com mais pessoas é uma experiência muito diferente, com muito aprendizado, amizade e crescimento. Vocês se tornam a família um do outro, a importância dos seus roommates vai muito além de dividir um lar. No nosso caso, deu super certo, nós acabamos nos aproximando ainda mais, compartilhamos tudo, saíamos juntos, cozinhávamos, conversávamos sobre tudo. Hoje temos muitas lembranças e histórias pra contar, além de compartilhar nosso amor por viagens e agora, sermos parceiros nesse projeto lindo que é o Viajante Express.

Os trabalhos serão consequência dos seus contatos, dos seus colegas, dos seus amigos e também dos moradores locais, como o dono da casa que você alugar, por exemplo. Mas também será consequência da sua vontade e disposição a aceitar empregos que talvez você nunca pensou em fazer. Não fique tão preocupado, as pessoas que conseguem trabalho fora do país são aquelas que se aventuram e não tem medo de aprender coisas novas. O seu trabalho será simples, mas você viverá muito bem com o salário que irá receber e isso te trará um orgulho e senso de conquista incrível.

Última foto na frente da nossa casa – Foto: Viajante Express


Após falar tanto, esperamos ter inspirado você aí do outro lado, a tomar essa difícil decisão, mas que também será a melhor que você fará na sua vida. O aprendizado irá muito além do idioma escolhido, você se tornará mais independente, aventureiro, dará mais valor para os momentos vividos, para as pessoas. As amizades, lugares e sensações que você irá vivenciar não tem explicação. Apenas vivendo essa experiência  é que você vai entender tudo o que estamos falando e poderá escrever a sua própria história.

Time Viajante Express

Veja também:

Somos feitos de estações

Como eu me conecto com a natureza em viagens

 

Você gostou? Compartilhe!

Leave Comment